terça-feira, 4 de setembro de 2012

Bolo de Chocolate e Courgette

Não sou, nem nunca fui uma pessoa preconceituosa.
Para mim as pessoas valem pelo que são e não pelo que os outros veem nelas. Sou absolutamente contra qualquer tipo de discriminação, seja pela cor da pele, orientação sexual, deficiencia, aspecto físico, estatuto social ou seja lá por que for. Essas coisas tiram-me do sério porque acredito que cada pessoa é muito mais do que a imagem que vemos dela e por vezes só temos que "ter o trabalho" de a conhecer melhor. E aí ficaremos agradavelmente surpreendidos.
Tudo isto para confessar a minha desconfiança (não preconceito) em relação à utilização da courgette em pastelaria. Sim, sim já tinha lido muitas vezes sobre como estes bolos ficam deliciosos mas ficava sempre de pé atrás.
No domingo a minha irmã Assunção trouxe-me feijão verde e courgette do quintal dela, o destino que lhe antevi foi uma bela sopa. Como era grande, ontem enchi-me de coragem e resolvi experimentar...
Entre tantas receitas escolhi esta da Vaqueiro.

Bolo de Chocolate e Courgette
200 gr Chocolate de Culinária
100 gr Vaqueiro
3 Ovos
150 gr Açucar
400 gr Courgette ralada
100 gr Amendoa ralada
200 gr Farinha
1 c.chá Fermento (no original pede uma colher de sopa, mas como a farinha que utilizo já tem fermento diminuí)
1 c.sopa Canela em pó

Untar uma forma bolo inglês com margarina e polvilhar com cacau.
Partir o chocolate em pedacinhos e colocar numa taça para micro-ondas juntamente com a margarina também em pedaços. Levar ao micro-ondas na potencia máxima cerca de 45 segundos.
Misturar bem com a vara de arames até obter uma mistura lisa.
Bater os ovos com o açucar até obter um creme espesso e esbranquiçado.
Juntar o chocolate derretido e envolver com uma espatula.
Misturar a courgette ralada ao creme de chocolate, sem bater.
Envolver cuidadosamente a amendoa, a farinha peneirada, o fermento e a canela.
Levar ao forno cerca de 45 minutos.
Deixar arrefecer 10 minutos na forma e depois desenformar e polvilhar com açucar em pó.


Desconfianças desfeitas... Fica um bolo delicioso, húmido, fofo e não muito doce.
Adorei... Eu e as visitas que tive.

16 comentários:

  1. Ficou um bolinho lindo e deve ser uma delícia.
    Aqui em casa também somos grandes adeptos de bolos com courgettes. Já experimentei vários e todos foram bem sucedidos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Rosario, eu tb achava estranho fazer compota de cougette, e experimentei e lá em casa foi só Hum, humm, adoraram!! O bolo ainda nao me atrevi, mas um dia desses experimento!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Já tenho visto tantos bolos com courgete e ainda nunca experimentei.
    Este que mostras com chocolate e courgete, parece ser mesmo uma delícia. Fiquei com vontade de fazer.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Hummmmm que delícia de bolo, deve ter ficado uma maravilha.
    Gostei muito do blog e das sugestões que partilhas connosco. Já sou seguidora e virei sempre que puder :))
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. É tão bom não é?
    Eu adoro bolos com courgette! Ficam húmidos e deliciosos.
    Nada de preconceitos na cozinha :)
    Lindo bolo.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. NUNCA FIZ BOLOS COM COURGETTE MAS TENHO VISTO RECEITAS DELICIOSAS,TAL COMO ESTA.
    ESTA UM BOLO DE DAR AGUA NA BOCA.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Ai q delicia.
    Bem diferente!
    Vou voltar aqui sempre Adorei
    Bjs

    Curte minha pagina no Facebook?
    Espero vc .
    https://www.facebook.com/pages/Fazer-Gourmet-por-Carminha-Andrade/152858698081184

    ResponderEliminar
  8. Oi amiga, parece que ficou mesmo delicioso , parabéns pelo preconceito desfeito kkkkk.


    Bjssssssssssssssss.


    ResponderEliminar
  9. Que bom aspecto...adorei o teu bolo...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Rosário, por acaso já vi por outros blogues receitas de doces com curgete, mas ainda não me tinha decidido a experimentar.
    Depois de ver o teu bolo, estou decidida a fazer um também.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Só tenho a dizer que já devia ter experimentado à mais tempo. Vale mesmo a pena. Foi bem repartido e a opinião é geral... Delicioso e muito fresco. Obrigado a todas. Bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá Papoila,
    Prazer conhecer seu blog.Vim agradecer a visita ao Simples Assim.
    Concordo com você,não devemos ter preconceito , nem enxergar as pessoas pelo exterior.
    Nunca fiz bolo com courgettes, mas já vi que deve ficar muito bom.
    Vou seguir sua receita.
    Bj e até a próxima,
    Lylia

    ResponderEliminar
  13. No, tienes razón no se deben tener perjuicios de ninguna clase, ni siquiera de los humildes calabacines que tanto juego dan en la cocina tanto dulce como salada, la prueba de lo primero la tienes en tu blog y de la segunda en el mío, hemos coincidido en el mismo ingrediente.
    Un besiño

    ResponderEliminar
  14. Estou como tu ... alías, como estavas ! Eu ainda não me atrevi ... mas olhando para o teu bolinho ... vou ter de experimentar!
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e pela amizade.
Até breve