quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Doce de Figo

Não me lembro de a minha figueira dar uns figos tão grandes e doces...
Sinceramente nunca lhes liguei muito, pois são muito doces para o meu paladar, mas depois que lhes descobri as virtudes de serem combinados com queijos e outros salgados fiquei rendida.
Agora lá ando eu sempre de volta da figueira para ser mais rápida a colhe-los que os passaros a come-los.
Há dias apanhei vários e o destino deles foi um belo dum doce. Vi na blogosfera várias receitas e acabei por fazer assim:

Doce de Figo
1 kg Figos Maduros
500 gr Açucar Mascavado claro
2 Paus Canela
2 Vagens Cardomomo

Cortei os figos em 4 gomos e depois a meio na horizontal. Coloque numa panela e misturei o açucar.
Coloquei os paus de canela e as vagens cardomomo ligeiramente pressionadas (não esmagadas).
Levei ao lume e mexi de vez em quando, até obter ponto estrada.
Retirar os paus de canelas e as vagens cardomomo.
Apesar de a pele do figo estar muito macia meti-lhe a varinha magica e triturei um pouco (muito pouco, pois gosto de sentir os pedaços).
Coloquei em frascos esterilizados e inverti para criar vacuo.


14 comentários:

  1. não sou fã de figos mas os teus são bem gordinhos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Rosário
    Nunca tive o hábito de comer figos, o seu sabor para mim era até um pouco desagradável, até que eu provei uma compota caseira. Acho que era como esta sua. Delicioso! Por aqui não encontro os frutos facilmente, mas bem que eu comeria de novo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Ola Rosario, eu nao aprecio muito figos, mas lá em casa todos gostam e de compota sem que fica uma delicia porque ja fiz a basica so com açucar e canela e o maridao adorou.. a tua com cardomomo deve ficar uma maravilha!!!

    Lindos os figos na fruteira

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. ADORO FIGOS TEM-ME SABIDO TÃO BEM QUE NEM PENSO EM DOCE...
    O TEU FICOU PERFEITO.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Adoro doce de figo com queijo, rendi-me assim que provei :)

    Ficou óptimo mesmo o teu doce, e eu adoro juntar um pouco de cardamomo aos doces!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto muito de figos ! Qd era miuda iamos para casa dos meia avós passar férias e das coisas que mais goatava la era poder levantar cedo e ir colher uns quantos figos ainda com aquelas gotas de orvalho :)
    Boas memórias....
    Adorei o teu doce e esses figos estão bem apetitosos;)
    Beijinho doce

    ResponderEliminar
  7. cá por casa é igual, se não estamos atentos os pássaros comem tudo ...

    Adoro compota de figos, como fizeste com cardamomo,ficou com um sabor mais fresco, boa opção.

    ResponderEliminar
  8. hummm
    que deliciaaa

    ja curte a nossa pagina no facebook??

    beijinhos

    https://www.facebook.com/pages/Fazer-Gourmet-por-Carminha-Andrade/152858698081184

    ResponderEliminar
  9. Olá querida,
    amo doces de figo e caseiro melhor ainda, o seu ficou
    perfeito e tem gostinho de quero mais!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro figos e este verão tive a sorte de receber alguns oferecidos pelo meu vizinho lol
    O doce ficou lindo :D

    Bjokas

    ResponderEliminar
  11. Adoro figos!! É fruto que não me encho de comer... nem dava tempo de fazer compota ;)
    A tua ficou com muito bom aspecto!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Amiga, que deve ter ficado bom mesmo esse docinho heim?
    Parabéns pela figueira, rendeu belos figos.

    Bjsssss amiga.

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e pela amizade.
Até breve