domingo, 23 de setembro de 2012

Macarons - Uma doce maneira de terminar as férias

As férias acabam hoje e na verdade estou tão ou mais cansada do que antes.
Consegui fazer muitas das coisas que tinha previsto e nada mais perfeito que ter as sobrinhas comigo neste fim de semana.
Uma das coisas  a que me tinha proposto era "tentar" fazer macarons. Já tinha ouvido tanto falar das dificuldades, que confesso, a ideia de os fazer me assustava.
Ontem foi o dia...
De entre tantas e tantas receitas que pesquisei pela internet, acabei por optar por esta do blog da Patricia, que está cheio de tentações.

Macarons de Café
100g de açúcar em pó
55g de amêndoa pelada moída
45g de clara de ovo envelhecidas à temperatura ambiente
15g de açúcar branco
1 c.sopa café instantaneo

Num robot de cozinha, juntar o açúcar em pó, a amêndoa e o café em pó e pulverizar uns segundos. Peneirar esta mistura e reservar (eu não o fiz e por isso não ficaram lisas, mas outro problema foi que usei o liquidificador e a mistura não ficou tão fina como deveria).
Pesar as claras envelhecidas (as minhas foram separadas na 3ª feira e guardadas no frigorifico). Com a batedeira na vel. 1, bater as claras até criar espuma, juntar as 15g de açucar e bater na velocidade máxima até formar picos firmes.
Juntar a mistura de açúcar em pó, amêndoa e café pouco a pouco e envolver delicadamente, com a ajuda de uma espátula, de baixo para cima, até obter um creme liso e brilhante.
Com uma tampa dum garrafão de àgua, desenhar circulos numa folha de papel vegetal, deixando-os bem espaçados.
Colocar o papel vegetal, virado ao contrário (mas de forma a perceber-se os circulos) em cima de um tabuleiro de forno. Com o saco pasteleiro com o bico redondo, perpendicular ao tabuleiro, apontar o bico no centro do círculo e pressionar até preencher o círculo.
Deixar repousar os macarons cerca de 1 hora num local seco, sem qualquer tipo de humidade, pois durante esse tempo forma-se uma capa seca ao toque.
Aquecer o forno a 160ºC meia hora antes. Colocar o tabuleiro no meio do forno e cozer cerca de 10 minutos, baixar a temperatura para 140ºC e continuar a cozedura por mais 3 a 5 minutos. Este processo depende muito do forno de cada um. Não se deve deixar dourar os macarons como aconteceu com os segundos que fiz, porque o forno não arrefeceu totalmente e controlei mal a temperatura.
Deverão ter uma concha lisa e firme ao toque, o interior deverá ficar macio e húmido.
Retirar do forno e deixar arrefecer totalmente no tabuleiro.

Recheei com uma colherinha de Nutella.
Nos segundos que fiz (mais claros) não coloquei café, por causa das miúdas. Mas como não controlei a temperatura do forno tão bem, ficaram um pouco mais secos e (ainda) menos perfeitos.

Sinceramente, acho que para primeira vez não me saí nada mal. Percebi claramente que erros tinha cometido e só tenho a dizer que ficaram muito bons. É certo que nao fiz muitos mas já se acabaram...

À saída do forno, nota-se claramente o não ter peneirado o açucar com amendoa.
 

Para mim, recheei um com Curd de Limão.

Beijinhos e um doce domingo.

34 comentários:

  1. ficaram tão lindos. E de café ainda por cima.
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito do aroma a café. A escolha foi fácil. Boa semana

      Eliminar
  2. Ficaram muito lindos e foram os primeiros=) Também queria experimentar um dia destes, a Patrícia tem receitas maravilhosas e ficam sempre tão maravilhosos os macarons dela!
    beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os macarons da Patricia são absolutamente perfeitos. Lindos lindos. Bjs

      Eliminar
  3. Bom dia Rosário, ficaram perfeitos!
    Para mim pode ser um de cada s.f.f. :))
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Para uma primeira vez,ficaram lindos e,de certeza,deliciosos. O que importa é não desistirmos e fazermos aquilo que gostamos.
    bjs e um bom domingo
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Papoila!
    Para primeira vez acho que ficaram lindíssimos :)
    Muito bem! Com nutella ou curd, deliciosos.
    beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Olá Rosário!! esta vai ficar no favoritos e vou mesmo testar :) a minha sobrinha vai ficar louca quando vir a surpresa que lhe vou fazer os famosos macarons :)

    os teus ficaram bem lindos!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Tengo que animarme hacerlos, se ven riquisimos, besos

    ResponderEliminar
  8. Nunca fiz nem nunca provei... estão lindos os teus :)

    ResponderEliminar
  9. Macarons!!! Nunca tinha ouvido falar... mas ficaram com muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  10. É DAQUELAS COISAS QUE ADORAVA PROVAR , MAS QUE SEI QUE NUNCA CONSEGUIRIA FAZER,POIS COISAS DE FORNO NÃO COSTUMAM SAIR BEM.
    OS TEUS FICARAM LINDOS E SENDO DE CAFÉ AGRADAM-ME.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  11. São tão difíceis de fazer, mas ficaram tão indos!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  12. Olá Papoila:)
    Olha, aí está algo que nunca fiz, mas tenho muita curiosidade em experimentar! Os teus ficaram bem bonitos e perfeitinhos, ninguém diria que foi a primeira vez que os fizeste! E com um aspeto delicioso, eu que sou uma gulosa de primeira já aqui estou a babar com esse recheio de nutella, embora com o curd também devam ficar maravilhosos:)
    Beijinhos e bom resto de domingo!

    ResponderEliminar
  13. Olá :)
    Vim retribui-te a visita e agradecer-te.
    Cheguei e adorei!!!!
    Claro que fiquei :))
    Olha adorava tentar fazer macarrões, mas ainda não me aventurei. Os teus estão lindos!!!
    Beijinhi

    ResponderEliminar
  14. Olá !
    Há muito que procurava esta receita, adorei esta tua, ficaram fantásticos ! Vou experimentar.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  15. Te han quedado deliciosos, muy bonitos, me gustan besos

    ResponderEliminar
  16. Ainda não tinha tido hipotese de passar por aqui para espreitar! Também ando para experimentarmas tenho algum receio ...

    Os teus ficaram lindos e de certo bem saborosos. Vou levar a receita para experimentar :)
    Beijinho bem doce e boa semana ;)

    ResponderEliminar
  17. Aqui está algo que eu acho que deve ser delicioso mas a sua confecção deixa-me muito de pé atrás com receio de não correr bem!
    Vou levar a receita para experimentar um dia pois os teus ficaram lindos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá, bom dia!

    Vim retribuir a visita e gostei tanto do que vi que já fiquei seguidora.
    Estes Macarrons devem ser deliciosos.
    Nunca fiz, vou ter que experimentar esta receitinha.
    Beijinhos.

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  19. Olá,

    Se foi a primeira vez não parece, estão muito bonitos e perfeitinhos, acho que a cozinheira se safou muito bem ! ;-)

    Adorei a receita, o café é um ingrediente que adoro nos bolos !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá Rosário, seus macarons ficaram magnificos. Adoro macarons, porém nunca fiz. Os seus sairam tão delicados e perfeitinhos, quem me dera quando eu fizer, sairem um pouco parecidos com os seus. Esse recheio que escolheu pra vc, com curd de limão deve ter ficado super saboroso. Adorei a receita. Beijinhos, obrigada pelo comentário no meu cantinho. Beinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  21. Que perfeição, ficaram lindos, e sendo de café são deliciosos de certeza
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  22. Eu ainda não me aventurei a fazer estes docinhos tão badalados!
    Na verdade queria ir come-los a Paris... mas acho que se não os fizer não me safo!
    Rosário os teus macarons estão tão bonitinhos, perfeitinhos, lindos e bem apetitosos!
    Oxalá quando eu tentar me saiam assim tão bem.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem eu prefiria ir prova-los a Paris, mas por uma tarde a minha cozinha transformou-se numa confeitaria parisiense. Bjs

      Eliminar
  23. Morro de vontade de comer esses macarrons.

    Os seus estão lindos, e quem sabe agora com uma receitinha eu não me animo á faze los.

    Bjuuu!!!

    ResponderEliminar
  24. olá adorei o blog humm que receitas boas:) beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Olá Papoila,

    Vim espreitar o teu blogue, retribuir a visita que desde já agradeço e gostei muito do que vi. Não conhecia estes bolinhos e levo já esta receita.

    Tornei-me seguidora para acompanhar as tuas delícias.

    beijinhos
    Ana
    http://cozinhacompaixao.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e pela amizade.
Até breve