segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bolo Salgado de Pesto e Cebola

Pão é algo que muito raramento faço em casa.
Não tenho máquina de fazer pão e a ideia que tinha é que dava imenso trabalho e demorava horas.
Depois que vi esta receita da Ginja fiquei a cismar naqueles caracois de pesto. Até que ao visitar a Leia encontrei a receita que me pareceu muito boa e fácil.
Adorei o resultado. A massa é realmente muito boa. Fica saborosa e fofa.

Bolo salgado de pesto e cebola
1 Cubo fermento padeiro fresco (25 gr)
1 c.sopa Açucar
1/3 Chav. Agua morna
3 c.sopa Farinha
1 c.sopa Sal
1 Chav. Leite
2 Ovos
1 c.sopa Margarina amolecida (usei Vaqueiro Liquida)
1 Chav. Azeite
700 gr Farinha

Recheios
3 c.sopa Molho Pesto
1 Cebola Picada
Azeitonas
200 gr Mozzarella ralado

Misturar o fermento e o açúcar at+e ficarem líquidos.
Juntar a àgua morna e as 3 colheres de farinha, misturar muito bem e deixar repousar 15 minutos para ativar o fermento.
Numa taça colocar a mistura do fermento, juntar os ovos, a margarina e o leite e misturar muito bem.
Adicionar o sal e o azeite e, aos poucos, incorporar a farinha, amassando muito bem.
A massa está pronta quando se soltar das mãos e não agarrar à taça.
A quantidade de farinha não é exacta podendo ser necessario ajustar até estar no ponto.
Formar uma bola e deixar descansar cerca de 30 minutos.

Voltar a trabalhar um pouco a massa e dividir em duas partes.
Estender cada uma das partes e rechear.
Numa coloquei o molho pesto e 50 gr do mozzarella e na outra espalhei a cebola e as azeitonas picadas e o restante queijo.
Enrolar com uma torta e cortar em pedaços de 2 dedos largura.
Colocar numa forma untada com Spray Espiga e polvilhada com farinha, intercalando os sabores.
Deixar levedar até duplicar de volume.
Pincelar com uma gema batida e salpicar com sementes sesamo e de papoila.
Levar ao forno a 175º por 30 minutos ou até estar cozido.


Como usei uma forma pequena, não coube lá a massa toda, pelo que assei alguns rolinhos separados.
Ficam deliciosos e apesar gostar muito de pesto, os de cebola foram uma agradável surpresa.
Boa semana.
Beijinhos

27 comentários:

  1. Olá minha querida o teu bolo ficou mesmo 5***** um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Oh que coisa fantástica, adorei o resultado,
    deve ser de comer e chorar por mais:)
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Ciertamente tiene una pinta muy apetitosa y muy atractiva, me gusta!

    ResponderEliminar
  4. que delícia que deve ser.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Eu nunca comi um bolo salgado! Este ficou lindo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Papoila,
    Que combinação magnífica e que resultado espectacularmente lindo e delicioso!!
    Beijinhos e boa semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Adorei a receita! uma combinação de ingredientes ideias para mim!
    Vou levar cmg para experimentar.
    Beijinhos
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Hummm que bom aspeto!!! :))
    E quentinho deve ser tão bom!

    xo

    ResponderEliminar
  9. Olá Papoila, não sabia que tb tinhas um blog :-) tb já sou tua seguidora
    Nunca fiz um pão salgado mas ando com vontade disso, este teu tem mt bom aspeto
    Jinhs

    http://saboresleveslena.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Hummm parece-me tão bem !!!! Ficou com um excelente aspecto!
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Uma receita a experimentar de certeza. Deve ser delicioso!

    Bons cozinhados! *
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá boa tarde,
    Ficou com muito bom aspecto e dá vontade de ir para a cozinha preparar um igual, parabéns!
    Deixei um miminho para si no meu cantinho.
    Bjs e boa semana.

    ResponderEliminar
  13. Um lanche bem apetitoso que eu ia ter agora... :)

    ResponderEliminar
  14. Deve ter ficado uma delícia! Excelente sugestão!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Huuuuummmmm!!!!!
    Sou sua mais nova seguidora e fiquei com vontade de provar esta delícia.
    Tomei nota da receita e vou correndo testar... Fui!!!!!!
    Espero por sua visita.
    Beijos Márcia

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Olá Papoila :)
    Ficou tão lindo a apetitoso o teu pão de pesto e cebola.
    Obrigado por me mencionares e fico muito feliz por os enroladinhos te terem inspirado :) São mesmo bons.
    Dá vontade de ir já fazer um igual!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. OI QUERIDA
    Que bolo delicioso é esse.
    Venho aqui te fazer uma visitinha .Preciso ficar um pouco afastada pois minha filha fez uma cirurgia e vc sabe mãe tem que cuidar de seus filhos né.Uma feliz semana para vc. Com carinho.
    Ana

    ResponderEliminar
  18. Oi amiga, peguei a receita rapidinho, não posso perder essa delícia.

    Parabéns, ficou lindo o bolo e certamente delicioso.


    Bjsssss querida e uma semana + do que maravilhosa.

    ResponderEliminar
  19. Rosário
    Muito lindo ficou esse bolo salgado. E com esse recheio, só pode ter ficado muuuuuito bom...beijão

    ResponderEliminar
  20. Oi Rosario, pois claro,,, mas uma receita que eu vou levar para experimentar... que tentaçao!!!

    Mega beijocas do tamanho do infinito e mais alem

    Margarida

    ResponderEliminar
  21. Ola Rosario! Agradeço a tua visita la no meu blog :)

    Este teu bolo salgado ficou lindo e concerteza delicioso.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  22. A-DO-REI.Ficou lindo e a sua idéia em faze-lo nesse formato intercalando dois sabores ficou fantástica.Essa massa é boa não é.Muito fácil de fazer.Sou fã dela à muito anos.Parabéns, ficou maravilhoso.Beijos querida, fico feliz que tenha gostado.

    ResponderEliminar
  23. Esta receita persegue-me! Ficou com um aspeto divinal! Tenho mesmo que fazer!
    Beijnho

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e pela amizade.
Até breve